Rede de Sementes do Cerrado

Publicações à Venda

Guia do Observador de Arvores
Trepadeiras do Cerrado



Ilustre Cerrado

Ligue 61 3256-1938 ou 61 98103-9038 (WhatsApp)

Lista das Espécies do Cerrado

Quem está on-line

Nós temos 3 visitantes online

Rede de Sementes do Cerrado

E-mail Imprimir PDF

Rede de Sementes do CerradoA Rede de Sementes do Cerrado é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é a defesa, a preservação, a conservação, o manejo, a recuperação, a promoção de estudos e pesquisas, e a divulgação de informações técnicas e científicas relativas ao meio-ambiente do Cerrado, especialmente no Brasil Central. Como projeto do FNMA para formação de redes de sementes florestais, surgiu em 2001, com o propósito de fomentar a cadeia de produção de sementes no bioma Cerrado. Criada juridicamente em 2004, em 2005 obteve o título de OSCIP (Organização Social da Sociedade Civil de Interesse Público) federal e vem procurando cumprir  sua missão da forma explicitada em seu Estatuto Social e Regimento Interno.

As ações da Rede A Rede de Sementes do Cerrado,  atua na articulação politica e técnica para a regulamentação da atividade de coleta de sementes, o fomento do comércio e a melhoria da qualidade das sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado. Organizou e participou de encontros entre as Redes de Sementes dos diferentes biomas brasileiros, o último deles em novembro de 2015, visando a articulação de políticas públicas no setor de sementes florestais. Participa de fóruns de discussão como o Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranoá, Conselho de Recursos Hídricos-DF, Conselho Consultivo da ARIE Granja do Ipê e Aliança Cerrado/DF. Nos anos de 2011 e 2012, 2014 e 2015 executou o Projeto Semeando o Bioma Cerrado, patrocinado pela Petrobrás Ambiental. Através deste e de outros projetos realizou registros georeferenciados de 117 Áreas de Coleta de Sementes (ACS) e 6935 Árvores Matrizes de 338 espécies nativas do Cerrado. Além disso, tem realizado cursos de capacitação para mais de 1000 pessoas para o exercício das atividades do setor de produção de sementes e mudas nativas em seis áreas temáticas: 1. Identificação de Árvores do Bioma Cerrado; 2. Seleção e Marcação de Árvores Matrizes; 3. Coleta e Manejo de Sementes; 4. Beneficiamento, Embalagem e Armazenamento de sementes; 5. Produção de Mudas Florestais Nativas; 6. Viveiros: Projeto, Instalação, Manejo e Comercialização; 7. Oficinas de Educação Ambiental. A Rede de Sementes do Cerrado também atua como editora especializada em Cerrado, tendo publicado 10 livros e diversos livretos e cartilhas como material didático para cursos e oficinas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Associados Qualquer pessoa, instituição, associação ou empresa interessada em nossa missão, poderá associar-se à Rede de Sementes do Cerrado. Para mais informações, leia o Estatuto da Rede de Sementes do Cerrado.

Os Associados colaboradores são as pessoas físicas que se associam à Rede por compartilhar dos interesses da mesma e passam a receber informações sobre as plantas nativas do Cerrado, cursos, publicações e eventos, sem contribuir financeiramente e com direito a voz nas Assembléias. Associados efetivos são as pessoas físicas que participaram da fundação da associação e continuam a pagar a anuidade ou aquelas que, como Associados mantenedores contribuíram com o pagamento de anuidade por três anos consecutivos. Estes exercem os direitos de votar e ser votado e a coordenar projetos. Associados Institucionais são pessoas jurídicas que contribuem com anuidade e têm direito a voz nas Assembleias.

Associados mantenedores, efetivos e institucionais têm direito a descontos (mínimo de 5%) nas atividades da REDE (cursos, publicações e consultorias); receber informativos das atividades; submeter sugestões, opiniões e projetos à Diretoria; ter acesso ao banco de dados; ter preferência no estabelecimento de parcerias; divulgar suas atividades e anunciar produtos para comercialização no “web-site” (sob pagamento) e receber informações técnicas caso utilize metodologia estabelecida pela REDE em suas atividades.

Junte-se a nós!

 

Última atualização ( Qua, 28 de Setembro de 2016 20:49 )  

Quem Somos

A Rede de Sementes do Cerrado é uma associação sem fins lucrativos que visa o fomento do comércio e a melhoria da qualidade das sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado. Como tal, a Rede incentiva e promove: a conservação e recuperação do Cerrado; a prestação de serviços referentes à conservação, promoção e exploração sustentada de plantas nativas do Cerrado; estudos e pesquisas referentes às plantas nativas do Cerrado; a divulgação de informações técnicas e científicas e a execução direta e indireta de projetos, programas e planos de ação pertinentes. Saiba mais sobre a Rede...

IN56 MAPA

You are here: Home Sobre Nós

NOVO ENDEREÇO

 

ATENDIMENTO EM NOSSA NOVA SEDE,

na CLN 211 - Bloco A - sala 221 de 9 as 12h e de 14 as 17h

PARA QUE MELHOR POSSAMOS RECEBÊ-LO, FAVOR AGENDAR

ENVIANDO EMAIL PARA

contato@rsc.org.br ou ATRAVÉS do fone (61) 3256 1938 ou (61) 98103 9038 (WhatsApp)

Referências e Artigos

Nossos Parceiros