Dando continuidade às ações do Planejamento Estratégico, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), reuniu nos dias 29 e 30 de julho em Brasília, o Núcleo Executivo da instituição para a segunda etapa presencial de discussões sobre o futuro da organização. O encontro tem como foco a definição do posicionamento e das prioridades da RSC para os próximos cinco anos, detalhando as transformações internas e os impactos que almeja gerar na conservação do Cerrado.
Facilitadora da Matres, Andrea Zimmermann explica que a oficina é continuação de um trabalho em que foram definidos a missão e visão da RSC para os próximos dez anos, bem como valores fundamentais que guiarão sua atuação. Agora, o foco se volta para a aplicação prática dessas diretrizes. "Estamos trazendo uma visão estratégica para os próximos cinco anos. O objetivo é estabelecer o posicionamento da RSC e quais transformações ela quer alcançar nesse período", acrescenta a consultora.
Durante os dois dias, as participantes construíram o mapa estratégico da Rede. Utilizando a metáfora de uma árvore, o grupo definiu os objetivos organizacionais, as "raízes" que sustentam a instituição e os objetivos finalísticos, que representam a atuação direta da RSC para cumprir sua missão. A partir daí, foram detalhadas as entregas e as ações necessárias para alcançar essas metas.
A iniciativa integra o projeto "Governança Feminina: ampliando espaços e fortalecendo mulheres na restauração do Cerrado", executado pela RSC com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), que tem o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) como equipe de implementação regional.
Próximas Etapas
O Planejamento Estratégico da RSC está estruturado em quatro fases. Após as duas oficinas presenciais, o trabalho seguirá com uma terceira etapa virtual, focada no desenho de um modelo de governança inovador e participativo.
CEPF
O CEPF é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, da União Europeia, da Fundação Hans Wilsdorf, do Fundo Global para o Meio Ambiente, dos governos do Canadá e do Japão, e do Banco Mundial. Uma de suas metas fundamentais é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.
IEB
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) atua como Equipe de Implementação Regional do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF). Sua missão é fortalecer os atores sociais e seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável, por meio da formação de pessoas, fortalecimento e articulação de instituições e grupos comunitários, além da geração e disseminação de conhecimentos.
Publicado em 31/07/2025